A Classe Iowa (USS Iowa, USS Missouri, USS New Jersey e USS Winsconsin) foi a última Classe de Encouraçados construídos pela Marinha Americana. Lançado ao mar em agosto de 1942 participou com louvor de inúmeras batalhas da Segunda Guerra Mundial servindo tanto no Oceano Pacifico quanto no Atlântico. Teve a honra de levar o Presidente Franklin D. Roosevelt até Conferência de Teerã.
Em 1958 foi enviado a “frota fantasma” mas em 1984
foi recomissionado por ordem do Presidente Reagan passando por obras de
modernização recebendo novos radares e sistemas eletrônicos passando a operar como
plataforma de lançamento de mísseis antinavio e de cruzeiro.
Contudo em abril de 1989 uma explosão misteriosa na
torre 2 causou a morte de 49 marinheiros o que levou o navio a ser aposentado
definitivamente em 1990. Em 2011 foi enviado para o Ancoradouro 87 em Long
Beach e transformado em navio-museu.
Tivemos o azar de encontrarmos obras no porto (é
impressionante como estradas e viadutos são construídos da noite para o dia nos
EUA) o que causou um pequeno erro no nosso trajeto mas que não causou grandes
transtornos pois sempre procuramos ir antes das atrações abrirem.
Em frente ao navio existe um estacionamento em que a
primeira hora é grátis e as demais custam $2. Como já havíamos comprados os
ingressos pela internet seguimos diretamente para a entrada.
O valor do ingresso é de $20 no local e $18 pela
internet. Mais uma vez está demonstrado a economia em comprar com antecedência.
Existe também um combo em que você pode visitar também o transatlântico “Queen
Mary” mas não tivemos interesse em visitá-lo.
O navio realmente é imponente. Possui 270 metros de
comprimento, uma boca de 33 metros e desloca mais de 45 mil toneladas. Mas o
que se destaca mesmo são os nove impressionantes canhões de 406 mm distribuídos
em três torres de tiro.
A visita não é guiada mas você pode circular livremente pelas áreas permitidas. Existem funcionários (todos voluntários) em diversos setores que estão preparados para esclarecer quaisquer duvidas. O Igor estava vestindo uma camisa da “Chevrolet” e um deles resolveu puxar papo a respeito de carros, nos contou orgulhoso que tem um Covette 2009 “supercharged” e também ficou muito satisfeito em saber que temos um Camaro 1969. É interessante como os americanos reparam nas camisas que vestimos e tecem comentários.
Existem setas amarelas no chão que auxiliam o
caminho a ser percorrido. Sobe-se a bordo pela proa e logo percebe-se as torres
1 e 2, pena que o interior da torre não é aberto a visitação. A madeira do deck
é original e infelizmente está bastante danificada e foi coberta por uma
madeira mais recente. Pedaços de madeira do deck são vendidos como souvenir por
$5.
A visita se segue pela super-estrutura: é possível
visitar alguns corredores que são bem grandes e espaçosos o que contrasta com
outras embarcações que já visitamos, alojamentos da tripulação, uma sala em
homenagem ao Roosevelt, salas de comando, cozinha e refeitório.
É possível observar na super-estrutura as demais armas do navio: canhões de 10 in, os lançadores de mísseis AGM-84 Harpoon e BGM-109 Tomahawk e o sistema Phalanx CIWS 20mm apelidados de R2-D2 em referencia ao droide da Saga “Star Wars”. É interessante observar que devido a modernização dos anos 80 temos equipamentos antigos funcionando juntamente com equipamentos mais “modernos”.
É possível observar na super-estrutura as demais armas do navio: canhões de 10 in, os lançadores de mísseis AGM-84 Harpoon e BGM-109 Tomahawk e o sistema Phalanx CIWS 20mm apelidados de R2-D2 em referencia ao droide da Saga “Star Wars”. É interessante observar que devido a modernização dos anos 80 temos equipamentos antigos funcionando juntamente com equipamentos mais “modernos”.
Sistema Phalanx "R2-D2" |
A “Gift Shop” fica no interior do navio. Você encontra uma infinidades de artigos: camisas, canecas, bonés, patchs, livros.... com valores justos.
Tem também um pequeno museu em que se destaque uma grande miniatura de um navio da Classe Iowa. A visita termina na popa em que podemos observar a torre 3 e o heliponto com um helicóptero HUP-2.
O pessoal que cuida do navio está recrutando novos
voluntários e solicitando doações com o objetivo de manter o navio liberar
novas áreas para visitação. Quem sabe em uma próxima visita será possível
observar o interior das torres e da sala de máquinas?
O USS Iowa é uma visita imperdível para todas as
idades. Reserve 2 horas para a visitação, mas se você for admirador como a
gente de navios e equipamentos militares pode reservar 4 horas tranquilamente.
USS IOWA BB-61
Endereço: 250 S
Harbor Blvd, Los Angeles, CA 90731
www.pacificbattleship.com
Valor do Ingresso: $20
Valor do Ingresso: $20
Seguimos
para o Citadel Outlets, é o Outlet de Los Angeles.
Lá
encontramos muitas lojas famosas com preços bons com Adidas, Banana Republic,
Calvin Klein, Disney Store, Fossil, GAP, H&M Kipling, Michael Kors,
Nike e Tommy. A especialidade do Citadel são lojas mais populares, não espere
marcas de luxo como Prada e Gucci.
Citadel
Outlets
100 Citadel Drive, Los Angeles, CA 90040
Para
recompor as energias dos passeios e compras fomos comer no McDonalds mais antigo ainda em operação.
Foi o terceiro restaurante do
McDonald's inaugurado em 18 de agosto de 1953.
Foi o segundo restaurante franqueado
por Richard e Maurice McDonald, antes do envolvimento de Ray Kroc na empresa.
Tem os dois Golden Arches originais de 30 pés (9,1 m) e a placa animada
em néon do Speedee de 60 pés (18 m) que foi adicionado em 1959.
O restaurante é uma atração turística da cidade de Downey.
Anexo ao restaurante existe
um pequeno museu que esta passando por reformas com objetos e fotos do
McDonald´s.
Foi considerado elegível para adição ao Registro Nacional de Lugares
Históricos em 1984, embora não tenha sido adicionado porque o proprietário se
opôs.
Mc
Donalds o mais antigo em operação
10207 Lakewood Blvd, Downey, CA 90241
Nenhum comentário:
Postar um comentário